terça-feira, 24 de junho de 2008

Procuro um desburocratizador. Pago bem.

Acordei e fui ao Poupa-tempo português, a famosa Loja do Cidadão, resolver a minha vida: regularizar minha conta de gás que esqueci de pagar e resultou no corte do mesmo, entender por que toda conta de luz tem dois valores e eu nunca sei qual pagar, abrir aCtividade para regularizar o pagamento do meu salário.

Primeira e segunda missões resolvidas com êxito e sem complicações. A terceira não resolvida e responsável pelo mau humor e a rinite que me acompanham hoje. Vale ressaltar: rinite eu tenho uma vez a cada mil anos e sempre é psicológica, claro!

Vejam:
Eu: Oi, eu preciso abrir aCtividade e queria saber do que preciso.
Ela: Oi, SÓ precisas do teu cartão de contribuinte e do teu cartão de residência. É super FÁCIL. Abrimos hoje mesmo e sais com tudo resolvido. E não precisas pagar nada para abrir.
Eu: Tá bom, ótimo. Eu tenho os 2 documentos aqui, mas provisórios. O cartão de ambos me disseram que chegariam em uma semana e faz mais de 4 meses que fiz e até hoje nada. Tudo bem serem os provisórios né?
Ela: Não. Não podemos fazer nada com os provisórios. Quando tiveres os cartões é só vires cá.
Eu: Olha, acho que vc não me entendeu. Eu já tenhos os dois documentos há tempos, mas não sei porque eles ainda não chegaram. Por sinal, uma vez que são VOCÊS quem emitem ambos, você sabe me dizer o motivo de não terem chegado e checar se está tudo ok?
Ela: Ah, estão tooooodos atrasados. Nem adianta eu olhar aqui, percebes? Porque o atraso é generalizado. Normalmente chega em uma semana, mas eles têm demorado meses agora, nem imaginas. Isso aqui está uma baderna. Juro-te pá! Vem gente todos os dias aqui perguntar-me isso. Foogo! Mas olha, não te preocupas com isso não... caso tenhas algum problema devido à falta desses documentos (!!!!!! só pode ser piada ou eu devo ter cara de palhaça!) é só vires cá os trazer que eu carimbo e prolongo a data de validade dos provisórios, aí eles servem pra tudo.
Eu (em estado catatônico, mas feliz que havia uma saída): Ah, que bom... ufa! Eu tenho eles aqui agora. Você pode carimbar pra mim então? E aí eu abro a aCtividade...
Ela: Claro, eu posso carimbar sim, mas para a aCtividade só os originais mesmo, percebes?. Não adianta nem o provisório carimbado. E como eu te disse, não tem nem previsão de chegada, sabes? Isso aqui está uma baderna.. Fooogo! Tu nem imaginas. Vem gente todo dia aqui ....

Levantei, falei obrigado quase de costas e fui embora. Sério, alguém entende essa lógica?
E não para por aí não. A Carol tenta tirar um número de contribuinte há 8 meses e fazer seguro do carro há 4. Eu demorei 3 semanas para ter um comprovante de residência e, em 9 meses, já fui mais vezes ao Poupa-tempo português do que ao brasileiro. E nós duas estamos longe de ter tudo resolvido.

Isso dá mau humor e sensação de auto-incopetência - quando na verdade você se mata para ter tudo mas é o sistema que não ajuda.

Enfim, alguém já desconfia de quem herdamos algumas coisas?!

Só um adendo fora do contexto mas que também irrita: as reuniões de trabalho daqui duram, em média, 4 horas. E até briefing de alteração de palavra é passado em reunião. Fiiixe!

Nenhum comentário: